top of page

Transforme a CASA da sua criança numa CASA MÁGICA!

Atualizado: 22 de jun. de 2023

Aproveitando o "gancho" da estreia da sétima temporada da Casa Mágica da Gabby®, que acontece hoje (20 de março de 2023) na Netflix® , trouxe para o BLOG do @ambientepreparado um POST que fez super sucesso lá no Instagram, mas de forma muito mais completa que o primeiro.

⚠️ Antes de dar início ao meu raciocínio, preciso esclarecer que esse ARTIGO não é uma apologia às telas, mas sim uma analogia criada pelo meu cérebro mesclando um assunto de forte interesse da minha criança com o meu assunto preferido: preparação de ambientes em casa, por isso, peço que você o leia sem julgamentos. Prometo que vai fazer sentido no final! 😊


ISSO POSTO, vou contextualizar:


A Casa Mágica da Gabby® é uma série americana de desenhos animados produzida pela DreamWorks®, livremente inspirada no livro "The Little Dollhouse" de Jan Lebeyka (1996). O livro é esse livro aqui 👇


A primeira temporada da série foi lançada pela Netflix® em 2021 contando a história da Gabby, uma menina criativa, apaixonada por gatos, e que tem uma uma superimaginação, vivendo muitas aventuras com seus gatinhos de brinquedo em sua casa de bonecas.


Em todos os episódios essa casa de bonecas se transforma numa CASA MÁGICA, na qual acontecem experiências, descobertas e muita diversão vividas pela Gabby e pelo PANDY, seu gatinho de pelúcia. Todas as brincadeiras acontecem dentro de cada um dos sete ambientes da casa de bonecas.


Cada ambiente da casa é "liderado" por um gatinho especialista em trazer brincadeiras relacionadas à temática daquele espaço em particular.


VEM CONHECÊ-LOS MELHOR...


BANHEIRO

NO BANHEIRO, A SEREIATA É UMA CIENTISTA QUE ESTIMULA EXPERIMENTOS SEMPRE RELACIONADOS COM ALGUM ITEM DE AUTOCUIDADO.

Já pensou na quantidade de aprendizado e empoderamento que uma "ida" ao BANHEIRO pode proporcionar à sua criança?! Caso ela já tenha desfraldado (lembrando que o desfralde deve ser guiado pela criança e não acontecer no momento que os cuidadores/escola determinam), e considerando os interesses da criança, tente observar os seguintes aspectos para deixar o seu banheiro seguro e inclusivo para sua criança: ( ) a criança consegue entrar/sair do banheiro sozinha?

( ) ela alcança a maçaneta?

( ) se ela se trancar no banheiro, você consegue ajudá-la a sair?

( ) a fechadura pode ser aberta por fora?

( ) como a criança pode fazer suas necessidades fisiológicas?

( ) ela tem acesso ao vaso sanitário (com um degrau que eleve ela até a altura certa); e há um assento redutor estável que a dê segurança e firmeza, /ou ela possui um penico dentro do banheiro?

( ) como a criança lava suas mãos e/ou escovar os dentes?

( ) ela tem uma plataforma (banquinho ou escadinha) que a eleve até a altura da pia? Ou há uma solução mais baixa para que ela possa lavar suas mãos e/ou escovar seus dentes com autonomia?

( ) a criança é capaz de abrir/fechar a torneira com autonomia?

( ) a criança consegue se enxergar num espelho enquanto faz sua higiene pessoal?

( ) qual o sabonete disponível? Ele é em barra: ela alcança o sabonete na pia? Ou líquido: A criança consegue sozinha pressionar a saboneteira para que o sabonete líquido saia?

( ) a criança já sabe qual a quantidade necessária de pasta de dentes indicada à sua faixa etária? Se não, é recomendado que somente a escova de dentes fique disponível a ela e que um adulto cuidador adicione a quantidade de pasta.

( ) a criança alcança uma toalha para enxugar suas mãos e/ou boca pós lavar as mãos e/ou escovar seus dentes?

( ) como é a área do banho? A criança tem acesso aos produtos de higiene pessoal (sabonete, xampu e condicionador)? Se sim, eles estão fracionados numa quantidade ideal para que não haja desperdício dos produtos? Se não, a criança pode limpar-se sozinha, com o auxílio de um adulto cuidador?

( ) a criança consegue se lavar em pé? Há algum tipo de item de segurança (barra de apoio, tapete antiderrapante…) que a permita não escorregar?


observação

é fundamental que o degrau elevatório (escadinha ou banquinho) seja estável (segurança) e leve (flexibilidade) para que a criança possa direcioná-lo ao vaso sanitário e/ou à pia.


QUARTO

HÁ MUITO ACONCHEGO E UM CANTINHO DA LEITURA REPLETO DE LIVROS COM HISTÓRIAS GATÁSTICAS ORGANIZADOS PELA FOFINHA ALMOFAGATA.

Não é regra, mas é muito comum que o espaço de leitura esteja organizado no mesmo ambiente em que a criança dorme, sobre um CANTINHO DA LEITURA, considere: ( ) os livros estão acessíveis à criança?

( ) há uma quantidade suficiente para que a criança consiga visualizar e identificar todos os livros pela capa?

( ) a criança tem um assento (cadeira, poltrona, colchonete etc) que a permita explorar os livros com bastante conforto?


Já, sobre o quarto de dormir da sua criança, tente seguir às recomendações:

( ) a criança é capaz de subir/descer de sua cama com autonomia e segurança?

( ) há a possibilidade da criança escolher suas próprias roupas?

( ) ela tem algum tipo de assento que a auxilie a se vestir?

( ) há uma seleção com alguns brinquedos acessíveis aos olhos e às mãos da criança?


ATELIÊ DE ARTES

A CRIATIVIDADE DA CRIANÇA É ATIVADA QUANDO É CONVIDADA A CRIAR ARTESANATOS MIAURAVILHOSOS JUNTO DA BEBÊ-CAIXA.

Este é um dos espaços que faz maior sucesso com as crianças dos ambientes que eu auxilio com a preparação!

Atente-se às seguintes recomendações: ( ) a criança tem opções que permitem que ela possa explorar texturas, cores e fazer atividades em materiais com experiências ricas?

( ) a criança pode realizar suas atividades de forma confortável e na posição que ela julgar melhor naquele momento? Sentada no chão, em pé, ou sentada numa cadeira apoiada à mesa?

( ) há um espaço onde a criança possa expor seus trabalhos?


ALGUMAS SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA INCLUIR NUM ESPAÇO DE ARTES PARA CRIANÇAS.


Tipos diferentes de papéis (com cores, gramaturas, tamanhos variados), giz de cera, canetinha, lápis grafite, lápis de cor, tesoura (adequada para a criança), fita crepe, borracha, tinta aquarela, tinta para pintura a dedo, pincéis, massinha de modelar, cola líquida (fracionada), cola bastão, adesivos, papel alumínio, retalhos de tecidos, plástico bolha, pompons, cola colorida, cola com glitter, fitas de tecido e de cetim...

... O QUE MAIS SUA IMAGINAÇÃO PERMITIR E SUA CRIANÇA CURTIR!

COZINHA

O CAKE ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ENSINAR UMA RECEITA DELICIOSA E NUTRITIVA, SEM NUNCA SE ESQUECER DA SEGURANÇA NECESSÁRIA!

Preparar um espaço na COZINHA pode ser um dos maiores desafios da preparação de ambientes em casa porque nossa cultura nos diz que cozinha não é lugar de criança, não é mesmo?


Eu sempre recomendo aos meus mentorados que sigam os seus limites; aconselho que eles preparem esse espaço aos poucos, conforme foram ficando mais confiantes a respeito da segurança física da criança.

Alguns dos aspectos a serem observados: ( ) a criança tem acesso a água? Há água filtrada disponível (seja com um filtro, uma jarra ou uma garrafinha de água). No caso de filtro ou jarra, há também um copo á disposição? A criança é capaz de se servir sozinha?

( ) há opções de frutas e/ou petiscos ao alcance da criança? Se sim, eles estão fracionados com uma quantidade adequada para a criança consumir quando tiver vontade?

( ) a criança tem um degrau elevatório que a permita lavar uma fruta (ou realizar outro tipo de atividade supervisionada) na pia da cozinha?

( ) a criança tem acesso aos seus utensílios pessoais (pratos, copos, talheres, tigelas) e

consegue levá-los até à mesa para realizar suas refeições?

( ) há a indicação de gavetas, portas de armários ou objetos que a criança não deve tocar quando estiver sozinha? (um dos recursos mais recomendados é o da comunicação visual)

( ) a criança tem acesso à geladeira? Se sim, os itens que ela pode consumir livremente, estão numa altura acessível a ela? E eles estão fracionados em porções adequadas para seu consumo?

( ) a criança tem noção dos perigos que um fogão pode trazer, ela foi introduzida a como usá-lo de forma segura, e sempre com supervisão? ( ) a criança é convidada a realizar tarefas na cozinha durante a rotina da família? Se sim, há sempre um adulto cuidador supervisionando seu trabalho?

( ) a criança pode ficar dentro da cozinha, brincando de forma lúdica, enquanto observa um adulto cuidador utilizar o espaço da cozinha?


observações:

- é fundamental que o degrau elevatório (escadinha ou banquinho) seja estável (segurança) para que a criança tenha a firmeza de usá-lo com tranquilidade. - o “cantinho da água não precisa, necessariamente, estar organizado dentro do espaço da cozinha, mas é ideal que a criança tenha acesso à água em algum ambiente de sua casa.

- você pode incluir uma cozinha lúdica na sua cozinha preparada, e ela pode ser uma cozinha “funcional” com acesso à água, mas essa é uma escolha da família, não uma condição obrigatória para a autonomia da criança na cozinha.


SALA DE MÚSICA

O DJ RISONHO ENSINA RITMO E HARMONIA DE FORMAS SUPER LÚDICAS COM SEU SOFÁ BRINCANTE!

No desenho, o DJ RISONHO tem uma sala só dele, com um grande sofá musical, mas na CASA MÁGICA DA SUA CRIANÇA, você pode dispor de um pequeno espaço para organizar alguns instrumentos e/ou livros sobre música.


( ) há instrumentos acessíveis para a criança?

( ) esses instrumentos são fáceis da criança manusear?

( ) como é o uso desses instrumentos? Eles são mais intuitivos ou é necessário uma instrução maior para o uso?

( ) há algum instrumento feito com o auxílio da criança, como chocalho, por exemplo? Isso gera mais pertencimento e senso de capacidade para a criança!

Ter espaço de tempo na rotina da família para ouvirem músicas juntos também é uma dica que eu sempre compartilho e que faz super sucesso com as crianças!


BRINQUEDOTECA

A CARLITA TRAZ DESAFIOS QUE ESTIMULAM A ATIVIDADE FÍSICA E TRABALHAM A COORDENAÇÃO MOTORA.

Eu ilustrei a área da CARLITA com o nosso CANTINHO DO PASSEIO, porque sei que a maioria da realidade das casas da criança não tem TANTO espaço disponível para brincadeiras de movimento, então, fica o convite a preparar um espaço onde sua criança tenha autonomia para se preparar para as aventuras fora da sua casa mágica!


Se for preparar um espaço assim por aí, tente seguir essa lista (considerando o que faz sentido para sua criança): ( ) a criança pode sentar-se para calçar/tirar seus sapatos?

( ) a criança tem 2 ou 3 opções de calçados para escolher?

( ) há ganchos ao alcance para pendurar itens pessoais da criança? Mochila, chapéu, casaco...


JARDIM

A KITTY FADA TEM SEMPRE ALGO A ENSINAR SOBRE A NATUREZA INCENTIVANDO O BRINCAR AO AR LIVRE!

Apesar de parecer contraditório, achei interessante trazer essa proposta (área com plantinhas e/ou um animalzinho de estimação) como um ambiente que representasse a KITTY FADA, porque não importa o tamanho da casa, sempre vai ser possível disponibilizar um vaso para que sua criança possa regar.


Esse tipo de atividade estimula o cuidado com o outro, e também, o cuidado com o ambiente!


EU AMO ESSE PEDACINHO DA NOSSA CASA! 🥰

 

Além da preparação de cada um desses espaços, a Casa Mágica da Gabby®, como um todo, está sempre segura e organizada para que o PANDY possa encontrar todas as delícias que ele AMA comer com toda a acessibilidade necessária para que ele as alcance quando tiver fome ou sede!

Ela também está sempre pronta para receber o GATUNO em qualquer ambiente que ele quiser. Uma frase dita muito por ele é "Brilhou, o gatuno pegou!" e eu costumo dizer por aqui: "Preparou a criança aproveitou!" me referindo a todas as oportunidades que sua criança aproveitará quando você preparar o ambiente de sua casa para que ela cresça e se desenvolva com muita autonomia, autoestima e autoconhecimento.

 

E o que tudo isso tem em comum com o ambiente preparado?! Assim como a Casa Mágica da Gabby®, os ambientes preparados em casa são projetados para incentivar a curiosidade e a independência das crianças. Ambos oferecem um espaço seguro e acolhedor para as crianças explorarem, brincarem e aprenderem seguindo seus próprios interesses.

Na Casa Mágica da Gabby®, objetos comuns ganham vida e, dentro da imaginação da Gabby, se transformam em aventuras emocionantes. Da mesma forma, em um ambiente preparado, cada objeto é organizado e cuidadosamente escolhido para desafiar a criança (seguindo seus interesses e habilidades) a desenvolver suas necessidades motoras, cognitivas e sociais.


Além disso, tanto na Casa Mágica da Gabby® como em ambientes [verdadeiramente] preparados, as crianças são incentivadas a experimentar e a fazer descobertas por conta própria, sem necessidade de intervenção constante de um adulto. (como disse anteriormente, isso ajuda a desenvolver a confiança, a autonomia e a criatividade dos pequenos)


Enfim, assim como Casa Mágica da Gabby®, os ambientes que preparamos em casa são espaços mágicos e encantadores que incentivam a aprendizagem, a curiosidade e o desenvolvimento integral da criança.


Se você quer transformar SUA CASA na CASA MÁGICA DA SUA CRIANÇA, e não sabe como, vêm conhecer o meu trabalho no @ambientepreparado (um espaço onde compartilho inspirações reais e possíveis). E se quiser uma ajuda personalizada, clique aqui para saber como eu posso te ajudar!

Beijo grande, com MUITA gratidão!


Desejo um dia incrível para gente e, especialmente (e principalmente) um dia incrível para nossas crianças!


Por Audrey Migliani.

Mãe-Passarinha da Rebeca Arquiteta de Ninhos no @ambientepreparado (CAU A105110-5)

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo

Guia Assistente (3-6) pelo Método Montessori pelo Lar Montessori 💞


⚠️ Eu escrevi no início deste ARTIGO mas é sempre bom relembrar: a ideia desse conteúdo não é fazer apologia ao uso das telas, é só uma analogia criada pelo meu cérebro unindo um assunto de muito interesse da minha criança com um assunto de muito interesse meu: a preparação de ambientes em casa! 🏠


bottom of page