top of page

MOBILIÁRIO INFANTIL EM CASA: quais são os mais importante e como escolhê-los

Atualizado: 27 de set. de 2021


Olá, tudo bem?! Se você me acompanha lá no @ambientepreparado você já sabe qual foi o presente INCRÍVEL que nós (Rebeca e eu) recebemos recentemente da @cuchi.moveisinfantis: uma ESCADIM (modelo quadradinha) que está nos ajudando DEMAIS nas atividades de vida prática em nossa cozinha e também na nossa área de serviços!



NOSSA ESCADIM QUADRADINHA CUCHI EM NOSSO LAR Foto: ©AUDREY MIGLIANI. Todos os direitos reservados.


Estou tão apaixonada que decidi vir aqui contar para você como ela tem nos ajudado e te mostrar que a CUCHI tem outras opções de mobiliário infantil que poderão fazer toda a diferença na preparação de ambientes por aí também!!! Se você está aqui há mais tempo você já sabe o quanto eu sou apaixonada por todo o legado que Maria Montessori deixou para a infância, não é mesmo?! Sobre o mobiliário infantil não foi diferente: ela foi uma das primeiras a adaptar os móveis “comuns”, dimensionados para os adultos, tornando-os acessíveis para as crianças, eu soube inclusive que quando Dra. Montessori estava preparando a primeira Casa dei Bambini, ela mandou cortar os pés das mesas para que ficassem à altura das crianças!!!

Tenho ou não tenho mais de mil motivos para AMAR essa mulher?! ♡




Agradeço MUITO porque hoje não precisamos mais fazer esse tipo de coisa graças a empresas como a CUCHI que nasceram com o objetivo de produzir mobiliário exclusivamente dedicado às crianças. Nossas crianças merecem esse RESPEITO, não acha?! Então, bora de dicas práticas por aqui: a primeira pergunta que eu me propus a te responder hoje é: QUAIS OS PRINCIPAIS MÓVEIS INFANTIS PARA TERMOS EM NOSSOS LARES?! Que o mobiliário infantil ajuda demais na conquista da AUTONOMIA e na AUTOESTIMA de nossas crianças, colaborando para que elas se sintam capazes de conseguirem tudo o que elas precisam por si mesmas, você já deve estar cansado de saber, não é mesmo? Mas quais são esses itens mais importantes para termos em nossos ambientes preparados? Listei alguns dos que eu considero que mais me ajudam na aqui em casa e também os que eu mais específico nas consultorias que eu ofereço como arquiteta de ambientes montessorianos. São eles:


  • Cama

Esse é um dos itens mais polêmicos (por incrível que pareça hehehe) porque de modo geral, um colchão no chão já seria suficiente para oferecer autonomia e segurança na hora da criança subir quando quer se deitar e descer quando deseja se levantar.

No entanto, é preciso considerar que em algumas regiões do nosso país é necessário uma proteção embaixo do colchão para garantir um aconchego maior para a criança (ou o bebê) em relação ao frio. E, ao mesmo tempo, há outras regiões onde a proteção necessária é contra insetos peçonhentos (e portanto bastante perigosos), por isso, se você não se sentir segura em deixar sua criança deitada em um colchão diretamente no chão, eu recomendo que você utilize sim uma cama baixa!


  • Guarda-roupa

Se você optar por um modelo de armário que ofereça à sua criança a oportunidade de ESCOLHER sua vestimenta você estará colaborando MUITO com a conquista de seu AUTOCONHECIMENTO. O ponto principal dessa prática é incentivar e 'treinar' a capacidade de fazer pequenas escolhas no dia a dia. Isso ajudará muito sua criança no futuro quando ela tiver que tomar decisões importantes.


Minha dica principal para você a esse respeito é que você comece disponibilizando poucas opções de roupas e sapatos que sejam coerentes com o clima e com a ocasião para a qual sua criança está se preparando. Aos poucos você pode ir aumentando essas opções...


  • Estante baixa

A principal vantagem de se ter uma estante baixa é que você manterá a organização dos (poucos) brinquedos ou materiais que disponibiliza para sua criança numa altura na qual ela mesma pode alcançar qual atividade quer trabalhar em determinado momento.


Se você tiver muitas opções para oferecer, é recomendado que faça um rodízio desses elementos, sempre focando nas opções que colaboraram melhor com o desenvolvimento da sua criança.



Esse minimalismo colabora bastante com a organização EXTERNA do ambiente, o que, por sua vez, favorece a organização INTERNA de sua criança. Podemos falar melhor sobre isso numa outra oportunidade, se você se interessar pelo assunto...

  • Mesa e cadeira

Há diversas opções de mesas para crianças: mesa sensorial, mesa de luz, mesa de estudos, mesa para atividades, mesa para as refeições. Se você precisar optar apenas por uma delas eu recomendo que escolha a mais versátil possível e nesse quesito eu acho difícil alguma outra oferecer mais versatilidade do que as cadeiras cubo. Elas são ótimas fantásticas porque servem como mesa e como cadeira.

Há também uma opção um pouco maior, com o mesmo design que combina perfeitamente com ela, ideal para quando há mais de uma criança em casa.


  • Escadinha

Sou suspeita para falar sobre a importância das escadinhas, né?! Na minha opinião, elas são um item primordial para autonomia das crianças em nossos lares! Uma escadinha possibilita às crianças alcançarem a pia do banheiro, a bancada da cozinha, um livro numa prateleira mais alta. Prova desse meu amor por elas é o fato de eu ter tantas em casa: uma no quarto da Rebeca, uma no meu quarto (para ela alcançar minha cama), uma no banheiro, outra no lavabo e agora, temos a ESCADIM em nossa cozinha!

Eu vivo de preparação de ambientes e adoro testar móveis novos, então não ache que você precisa ter várias escadinhas não! Escolha a que melhor se adequa ao seu espaço, seu orçamento e às suas necessidades e invista nela! Uma escadinha em casa já fará toda a diferença na vida da sua criança: acho elas leves, e fáceis da própria criança movimentar; sei que seu tamanho não atrapalha o espaço nem mesmo dos menores apartamentos, e adoro o EMPODERAMENTO que elas proporcionam às nossas crianças.



MINHA FILHA USANDO A ESCADIM QUADRADINHA CUCHI EM NOSSO LAR Foto: ©AUDREY MIGLIANI. Todos os direitos reservados.

  • Nichos e Prateleiras Além de facilitarem muito a organização, quando ganchos e prateleiras estão posicionados nas paredes numa altura que a criança alcance, são interessantes para que ela busque com facilidade seus livros e brinquedos favoritos.


COMO ESCOLHER O MOBILIÁRIO IDEAL PARA SUA CRIANÇA?!

Não quero perder a oportunidade que essa nossa conversa me deu de compartilhar algumas dicas que eu, como mãe e arquiteta, uso na hora de escolher o mobiliário que ofereço para minha filha:

  1. Verifique sempre se ele está dimensionado para o tamanho da sua criança. No meu caso, por exemplo, eu decidi substituir a Torre de Aprendizagem da cozinha pela ESCADIM porque percebi que a escadinha já teria altura suficiente para minha filha alcançar a pia;

  2. Assegure-se da estabilidade da peça: escadas, mesas, cadeiras, e até estantes onde as atividades ficarão precisam ser estáveis para que a criança os utilize com total segurança, sem nenhum risco.

  3. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, opte pela que mais se adequa às características do seu ambiente: cores, dimensões, material são algumas características a serem consideradas para garantir que sua casa não fique parecida com um ambiente infantilizado, como são os buffets infantis. Esse item, na minha opinião, é tão importante quanto os outros dois porque para mim faz total sentido que os mobiliários das crianças estejam COERENTES com o restante de nosso lar. Acredito que dessa forma a criança sente que os “seus móveis” fazem parte da casa também, e não são objetos estranhos dentro dela. Isso colabora muito com o PERTENCIMENTO. Você concorda?!

PORQUE COMPRAR O MOBILIÁRIO INFANTIL FABRICADO PELA CUCHI?!


  1. Porque elas são uma empresa de empreendedorismo materno e eu sou SUPER adepta à hashtag #ApóieUmaMãe (nesse caso são duas hehehe);

  2. Porque seu mobiliário é feito com madeira maciça certificada;

  3. Porque os produtos são seguros em todos os seus aspectos: desde sua estabilidade até os cuidados nos acabamentos: sempre arredondados (livre de quinas) e também com uso de tinta e cola atóxicas;

  4. Porque elas também apoiam o trabalho local já que suas peças são produzidas em conjunto com pequenas marcenarias que seguem o mesmo propósito da CUCHI: respeito pela criança e pela natureza.

  5. Há diversas cores disponíveis para você personalizar :)


ESTE ARTIGO FOI PRODUZIDO EM PARCERIA COM A CUCHI MÓVEIS INFANTIS. SE VOCÊ QUISER SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TODOS OS SEUS PRODUTOS ENTRE EM CONTATO COM A @cuchi.moveisinfantis.





*Todo o conteúdo deste artigo (incluindo imagens, vídeos e textos) estão protegidos pela Lei de Direito Autoral e de Imagem. Caso queira compartilhar, peça autorização e indique a fonte!

Eu agradeço imensamente a confiança que a CUCHI depositou em meu trabalho quando aceitou essa parceria aqui comigo! Espero que você tenha gostado e que essas informações tenham sido úteis para você! Você acha que eu esqueci de algum mobiliário importante?! E tem alguma dica para compartilhar para essa escolha de mobiliário?! Vamos conversar sobre isso!!! Conte para mim lá no meu Instagram @ambientepreparado o que você achou dessa nossa conversa de hoje! Beijo grande, com MUITA gratidão! Estou ansiosa pelo nosso próximo bate-papo por aqui :) Por Audrey Migliani.

Mãe e Arquiteta ♡

CAU A105110-5.

bottom of page