top of page

Ambiente preparado organizado em 10 minutos!

Quando eu prometo uma coisa pra você: eu cumpro! Demoro? Às vezes! Mas não fico devendo não! 🙂 (pelo menos não se eu não me esquecer que prometi, aliás, se eu te prometi alguma coisa e não cumpri, pode comentar aqui embaixo ou me cobrar no Instagram porque eu com certeza me esqueci completamente hehehelp)

Armário Preparado. PROJETO e FOTO: Audrey Migliani, do @ambientepreparado

Agora sim, bora pro tema do POST de hoje: a regra dos 10 minutos e a organização do seu ambiente preparado! Há algumas semanas atrás introduzi o assunto no Canal do Telegram e perguntei na lista de transmissão do Instagram se você conhecia essa estratégia ou se queria que eu falasse sobre ela de forma mais detalhada. A maioria disse que queria saber mais, então, cá estou eu [finalmente].


Se você já está aqui há mais tempo já sabe que quando os ambientes externos [da sua casa] estão visualmente organizados, a organização interna, [da mente da criança], como o raciocínio, concentração e criatividade, por exemplo, tende a fluir com mais facilidade também.


Isso acontece porque um espaço organizado age como um facilitador na tomada de decisões que sua criança, haja visto a grande função que um ambiente [verdadeiramente] preparado tem, de contribuir para que sua criança execute diversas escolhas (pré-selecionadas pelo adulto cuidador) em seu próprio ambiente doméstico. Você pode comprovar isso por si mesma: é mais fácil trabalhar numa bancada organizada ou desorganizada?


Agora, você pode estar pensando: “Audrey, é impossível assegurar que minha casa esteja organizada todos os dias”. E é neste momento que eu devo te contar que não, não é impossível! É super possível, mas não é fácil. Não mesmo!!! Requer comprometimento. Requer paciência. Requer disciplina, assim como quaisquer outras atividades que incluem a rotina da sua criança.

De novo: não é fácil. Mas sim, é possível, especialmente se você:

1) seguir as soluções que eu já compartilhei com você aqui no MANUAL DE ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE PREPARADO!!!;

2) se inspirando nas ideias de organização que eu reuni nesta pastinha do Pinterest;

3) usar os passos 1 e 2 aliados à técnica dos 10 minutos!

Vida prática preparada. PROJETO: Audrey Migliani, do @ambientepreparado | Foto: Kelly Queiroz

Os tais dos 10 minutos…

Essa técnica não é usada somente para organizar ambientes, ela nasceu com o objetivo de ajudar na produtividade de forma geral. Sabe aquela tarefa que você tem procrastinado para concluir?

Tente disponibilizar 10 minutos do seu dia para realizá-la, se não terminá-la, disponibilize mais 10 minutos do dia seguinte, se ainda assim não ter concluído a demanda, siga com essa regra deixando a atividade em questão em stand-by, mesmo que não tenha sido concluída nos 10 minutos até os próximos 10 minutos. Ficou confuso? Vou dar um exemplo prático utilizando a organização do armário preparado da sua criança.

Imagine que você está com as roupas limpas e dobradas, prontas para serem guardadas novamente, mas o espaço está uma zoooona! Isso acontece bastante, especialmente quando a criança é capaz de escolher suas roupas, e testá-las com autonomia. Ainda que ela organize tudo de volta, é aos poucos que ela vai adquirindo uma habilidade que torne os seus “ajustes” desnecessários, não é mesmo? Aliás, até nossas próprias gavetas, com o passar dos dias vão se desorganizando conforme vamos usando, né?! Por isso, ser minimalista (e/ou fazer rodízios) ajuda TANTO a manter as coisas em ordem! Agora, voltando à suposição: Se você for esperar ter tempo para arrumar o armário todo, você provavelmente vai achar melhor nem começar. E é neste ponto que a regra dos 10 minutos pode te ajudar!

  • Escolha uma “área” do armário: roupas íntimas, gaveta de camisetas, sapatos…);

  • Coloque 10 minutos no cronômetro (sério! cronometre mesmo, pelo menos nas primeiras vezes);

  • E organize o que for possível dentro desse tempo!!!

  • Se terminar e ainda tiver tempo restante, escolha uma outra área do armário (a de meias, por exemplo);

  • Se faltar uma parte, deixe para terminar no dia seguinte.

  • Não fique chateada por não ter finalizado, fique feliz por ter começado! :)


A gente esquece de celebrar as “pequenas vitórias” no nosso dia-a-dia, né?! Somos muito duras conosco, e isso precisa mudar urgentemente!! Mas esse papo é para um outro dia.


Mas afinal…

Autocuidado Preparado. PROJETO e FOTO: Audrey Migliani, do @ambientepreparado

Como eu uso a técnica no dia a dia?

Primeiro, preciso te contar que eu sou uma pessoa que tem necessidade de organização além do comum! Não vou dizer que tenho TOC porque trata-se de um transtorno e eu acho desrespeitoso com quem sofre dessa doença, mas posso dizer que me identifico muito com a personagem Mônica Geller, do seriado Friends. Então, para mim é mais difícil parar de organizar e ir fazer outras coisas, do que começar a organização de fato. Dessa forma, a regra dos 10 minutos me ajuda a não ficar super organizando o ambiente, me impedindo de relaxar e permitir que minha criança use os ambientes com liberdade e segurança, claro!. Me tranquiliza saber que depois eu vou ter esse tempo disponível exclusivamente para colocar os objetos soltos em ordem depois. Aqui preciso dizer que já faz um tempo (minha criança tem 5 anos), que na maioria das vezes ela mesma coloca tudo de volta pro lugar, do jeito dela e no tempo dela, isso é uma construção, não crie muitas expectativas: dê o exemplo, convide (não obrigue) e com o tempo o interesse pela colaboração vai surgindo cada vez mais forte, acredite! Costumo usar a regra dos 10 minutos ao final do dia, para fazer um pente fino nos ambientes preparados, e na casa como um todo:


  • Eu gosto de começar nos cômodos dos fundos (aqui em casa é nosso co-working), vou para o banheiro, quarto da Rebeca, sala, cozinha, lavabo, e área de brincar. Costumo me imaginar como um rolo compressor da bagunça hahahaha. Nessa etapa eu vou catando coisas que estão no chão, e reunindo tudo (peças de lego, brinquedos menores como pecinhas da Polly, por exemplo) em um espaço só (de cada ambiente) e separando o que pode ser descartado (papéis picados, lantejoulas, etc). Isso não demora mais do que 3 minutos!

  • Depois, começo o pente mais fino: tem lápis para apontar, frutas para repor, o copo de água está limpo? Separo os lápis que precisarão ser apontados e o copo sujo, por exemplo.

  • Por fim, organizo de fato as miudezas. Na situação hipotética que eu citei eu faria o seguinte:

  1. separaria os legos nos lugares deles dentro das caixas plásticas;

  2. guardaria os itens da Polly em suas respectivas divisórias;

  3. Apontaria os lápis que fossem necessários;

  4. Lavaria o copo.

Pronto!

Cantinho da água preparada. PROJETO e FOTO: Audrey Migliani, do @ambientepreparado

Como eu disse, não é fácil, mas é super possível!

Pode ser cansativo, mas quando incluído na nossa rotina acontece muito mais naturalmente a ponto de não precisar mais ser cronometrado. A alegria de acordar com a casa organizada, e mais ainda: a de saber que o ambiente está pronto para minha criança explorá-lo e se desenvolver de forma segura não tem preço!!! Você também pode usar essa regra dos 10 minutos para realizar tarefas que abastecerão o seu potinho de autocuidado:

  • ler um capítulo do último livro que você comprou;

  • planejar o seu dia/semana/mês tendo tempo para refletir sobre o que é prioridade para você;

  • organizar as fotos da sua criança no seu celular;

  • meditar;

  • fazer skincare;

  • escrever sobre como se sentiu durante o dia;

  • organizar a sua mesa de trabalho;

  • OU o que mais fizer sentido para VOCÊ! Por isso é tão importante incentivarmos que nossas crianças, desde cedo, desenvolvam seu senso de autoconhecimento. Pequenas oportunidades durante a infância podem empoderar as escolhas delas quando forem mais velhas. Use a regra dos 10 minutos como você achar que fará mais sentido para levar mais leveza e tranquilidade para sua rotina!

Ateliê de Artes. PROJETO e FOTO: Audrey Migliani, do @ambientepreparado

Se você realizar os passos 1, 2 e 3 e ainda assim tiver dificuldades com a manutenção da organização nos ambientes que você prepara, eu posso te ajudar com algum dos meus serviços disponíveis, dependendo da disponibilidade da minha agenda.


Espero que você tenha gostado e que essas informações tenham sido úteis para você!

Beijo grande, com MUITA gratidão!

Estou ansiosa pelo nosso próximo bate-papo por aqui :)

Por Audrey Migliani.

Mãe-Passarinha da Rebeca ♡

Arquiteta de Ninhos (CAU A105110-5) ♡

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo sobre Espaços das Infâncias ♡ Guia Assistente (3-6) pelo Método Montessori pelo Lar Montessori ♡

💞


*Todo o conteúdo deste artigo (incluindo imagens, vídeos e textos) estão protegidos pela Lei de Direito Autoral e de Imagem. Caso queira compartilhar, peça autorização previamente e indique a fonte!


留言


bottom of page