Ambiente Preparado
20 de nov de 20205 min
Atualizado: 27 de set de 2021
Quem me acompanha com mais frequência lá no @ambientepreparado viu que eu ganhei de presente da @criandobrinquedos um material montessoriano que era meu "sonho de consumo" [você considera educação um consumo ou investimento? 😊]: a Torre Rosa.
Como sei que cada material montessoriano tem uma finalidade específica e que sua apresentação deve ocorrer seguindo o período sensível adequado (e também as habilidades desenvolvidas por cada criança), vim compartilhar um pouquinho mais sobre ela.
Ela faz parte de um conjunto que Maria Montessori nomeou de "OS BLOCOS" [eu li na versão em eBOOK que eu tenho do livro "Pedagogia científica" escrito pela própria Montessori] que é composto por três sistemas de blocos diferentes que trabalham as três dimensões. São eles:
a) o sistema de barras e comprimentos (“as barras vermelhas”) com barras longas e curtas;
b) o sistema dos prismas (“a escada marrom”) com prismas grossos e finos;
c) o sistema dos cubos (que nada mais é do que minha mais nova melhor amiga, “a torre rosa”) com cubos grandes e pequenos.
Em uma outra oportunidade volto para apresentar melhor esses outros dois materiais. Por enquanto, vou focar na Torre Rosa, para não perder a linha de raciocínio hehehe
Eu não achei nenhuma informação que explicasse o porquê desse material ter sido executado na cor rosa, e já li em alguns blogs que por algum período, Montessori a utilizou na cor da própria madeira [se você souber alguma informação mais certeira sobre isso, me conta, tá?], mas o fato é que em seu livro, Montessori descreve o material como "uma série de dez cubos de cor rósea viva, que variam em suas três dimensões" (MONTESSORI, 1965, p. 127)
Os exercícios propostos para serem trabalhados com a Torre Rosa colaboram com o desenvolvimento de algumas habilidades, dentre elas:
1) ESFORÇO E MEMÓRIA MUSCULAR
2) COORDENAÇÃO MOTORA, especialmente da coordenação entre o movimento mão-olhos (ou coordenação óculo-manual) que é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e das mãos, ou seja, atividades que permitem agrupar a percepção visual e com a noção espacial.
3) RECONHECIMENTO PROPORÇÃO DE TAMANHOS
4) NOÇÕES DE EQUILÍBRIO
5) LINGUAGEM: maior/menor; grande/pequeno; em cima/embaixo...
É possível conquistar essas habilidades de outra forma?
Sim!!! Com certeza, mas você vai precisar ficar atento em proporcionar experiências que sejam coerentes com todos esses objetivos, e se você pode investir em um material tão rico [e cuidadosamente projetado pela própria Dra. Montessori com controle de erro pré-estabelecido] quanto este, por que não?
QUANDO APRESENTAR ESSE MATERIAL?
No livro, Maria Montessori indica que o uso da Torre Rosa foi pensado para ser apresentado à crianças a partir dos 3 anos de idade (essa informação é um pouco subjetiva demais, já que cada criança é uma criança e algumas desenvolvem habilidades antes (ou depois de outras), então fui averiguar qual a ordem de apresentação de materiais sensoriais e neste artigo do Lar Montessori, ilustra-se que o primeiro instrumento da sequência sensorial são os Encaixes Sólidos (que é um material que auxilia BASTANTE a criança a reconhecer diferenças de tamanhos e volumes com um controle de erro formidável), então, MINHA INTERPRETAÇÃO PESSOAL é que se a criança já tiver uma noção de similaridade e dissimilaridade percebendo materiais e encaixes de forma bastante assertiva, ela já tem um indício de que está pronta para trabalhar com a Torre. Além disso, ela deve ter facilidade para caminhar e se mover com o peso dos cubos de forma suficientemente boa para ser capaz de empilhá-los enquanto estiver de pé, sem cair ou se machucar. Se você não tiver certeza se a sua criança está pronta, recomendo que você procure orientação de um Guia Montessoriano.
Eu estou estudando bastante ANTES de apresentar nossa torre para a Rebeca, e sobre a apresentação, vou indicar alguns vídeos que foram os meus favoritos até agora:
1) Torre Rosa (Pink Tower) - Escola Maria, você pode ver aqui.
2) Pink tower presentation, neste vídeo.
3) PINK TOWER, disponível neste link.
Como EU entendi que deve ser feito esse exercício: sobre um tapete liso [aqui nessas fotos ele não aparece porque eu estou apresentando para vocês e não para minha filha, mas acompanhe lá no @ambientepreparado para ver mais sobre isso], que são muito usados em salas de aula montessorianas,, coloca-se o maior dos cubos (que mede 10cm), e depois os outros nove cubos, em sequência decrescente, na qual o cubo menor fica centralizado em seu cubo precedente de maneira a formar uma torre, propriamente dita.
Esse exercício trabalhará bastante a coordenação óculo-manual e também o fortalecimento dos músculos dos braços e das mãos, que deverão estar preparados para executar cada movimento com muita precisão.
É por esse motivo que também é possível afirmar que a criança estará exercitando também seus olhos: ela reconhecerá a graduação visual dos tamanhos e, se preparará para manipulá-los de forma mais eficiente.
Assim, a cada nova "montagem" da Torre Rosa, a criança estará fortalecendo cada vez mais sua memória muscular e aumentando sua percepção de precisão espacial (de 10, de 9, de 8, de 7, de 6, de 5, de 4, de 3, de 2 e de 1 centímetro, por isso, ela pode [e deve] refazer esses movimentos quantas vezes ELA achar necessário.
Para ir aumentando o nível de dificuldade das apresentações [você vai saber quando esse momento chegar caso sua criança comece a se desinteressar pelo material como o conhece] de algumas formas, por exemplo:
1) utilizar os cartões com as projeções (a @criandobrinquedos sempre envia esse material junto, então eu ganhei minhas projeções de presente e fiquei encantada com isso!);
2) montar a torre no sentido horizontal crescente;
3) montar a torre no sentido horizontal decrescente;
4) montar a torre de olhos vendados;
Além de TODAS essas vantagens indiretas que podem proporcionar às crianças na fase da MENTE ABSORVENTE CONSCIENTE (entre 3 e 6 anos), ela pode continuar sendo um material de apoio na fase de estudos do ensino fundamental como aritmética e geometria, por exemplo, aplicando seu conhecimento de proporções à ciência dos números!
1. Menor custo do mercado (dentre as empresas que eu conheço);
2. A Torre Rosa deles é feita em madeira maciça (diferentemente de outras opções do mercado);
3. São a única empresa que envia as projeções sem custo adicional;
4. Apoio ao empreendedorismo materno, já que eles são uma micro empresa familiar, de produção 100% artesanal.
*Todo o conteúdo deste artigo (incluindo imagens, vídeos e textos) estão protegidos pela Lei de Direito Autoral e de Imagem. Caso queira compartilhar, peça autorização e indique a fonte!
ESTE ARTIGO FOI PRODUZIDO EM PARCERIA COM A CRIANDO BRINQUEDOS,. ALÉM DA TORRE ROSA ELES PRODUZEM E COMERCIALIZAM A ESCADA MARROM E AS BARRAS VERMELHAS, QUE TAMBÉM FORAM CITADOS AQUI. SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE ELES (E OUTROS PRODUTOS) ENTRE EM CONTATO COM A @criandobrinquedos.
Referências
MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica. São Paulo: Livraria Editora Flamboyant, 1965.